Novidades do setor de energia

desperdicio-energia-eletrica

5 dicas de como evitar o desperdício de energia elétrica

Já reparou no quanto suas atividades diárias contribuem ou não para o desperdício de energia elétrica na sua casa? E o que você faz para evitá-las? O preço da conta de luz já deu o alerta de que é tempo de economizar energia.

A queda no índice de chuvas, que atingiu o menor volume em 91 anos, prejudica o abastecimento das usinas hidrelétricas que são as principais geradoras de energia do país.

Isso causa um aumento na bandeira tarifária porque quanto mais cara é a produção, maior é o valor do kilowatt/hora cobrado do consumidor.

Mas não é unicamente o custo alto que chama a atenção para o desperdício de energia elétrica. A sustentabilidade da cadeia de abastecimento e as condições do meio ambiente também são pontos importantes.

Neste artigo vamos falar sobre o porque devemos evitar o desperdício de energia, o que fazer para que a rotina seja mais sustentável e como aproveitar melhor os recursos disponíveis.

O que é desperdício de energia elétrica?

O desperdício de energia elétrica é o uso ineficiente da eletricidade devido à falta de controle do consumo, o que aumenta os gastos mensais com a conta de luz.

Os hábitos diários e a quantidade de itens elétricos e eletrônicos disponíveis no mercado atualmente podem impulsionar o uso desenfreado, sem a preocupação com o desperdício de energia.

Por isso, as campanhas governamentais chamam a atenção da população para o desperdício e a necessidade de consumo consciente.

Por que devemos evitar o desperdício de energia?

O desperdício de energia deve ser evitado porque é importante estar consciente de que quanto maior o consumo, maior é a necessidade de geração e o nosso Sistema Integrado Nacional (SIN) tem enfrentado desafios para manter o abastecimento no país.

A escassez de chuva, as grandes queimadas, o acionamento das termelétricas, tudo isso interfere no fornecimento de eletricidade. E a conta é sempre cobrada do consumidor. Ou seja, quem desperdiça acaba pagando a conta do próprio desperdício.

De acordo com o Boletim nº 279 do InfoMercado Quinzenal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), foram consumidos 63.210 megawatts (MW) dos 66.423 megawatts (MW) gerados no período de 1º a 15 de junho de 2022.

Em relação ao boletim anterior, que avalia o consumo nacional mensalmente, o aumento foi de 2,5%.

Esses dados mostram o quanto o consumo e, consequentemente, a demanda no país é alta. Daí a importância da diminuição dos desperdícios, principalmente porque podem ser evitados, sem privar o consumidor ou a indústria de abastecimento.

Leia também: O que são bandeiras tarifárias e como o sistema funciona?

Como evitar o desperdício de energia?

Diante desse cenário, como evitar o desperdício de energia em casa? Existem várias ações que contribuem para esse objetivo e podem ser realizadas se houver o compromisso com a mudança de hábitos.

Para te ajudar, reunimos sete dicas que contribuem para a redução do desperdício no consumo de energia elétrica.

1. Analise o histórico de gastos e defina uma meta de redução

A primeira dica de como evitar o desperdício de energia elétrica é um exercício de análise simples. Pegue as contas de luz dos últimos seis meses, por exemplo, veja qual foi a variação de kilowatts gastos de um mês para outro nesse período.

Depois, calcule a média de consumo para esse histórico. A partir desse número, defina uma meta de redução para diminuir as despesas, cortando todos os desperdícios que você identificar.

Essa amostra do histórico de gastos é uma iniciativa simples para engajar a família nesse objetivo.

2. Desligue o computador quando não estiver usando

Durante a pandemia, muitos profissionais fizeram de casa seu escritório e, claro, essa mudança contribuiu para aumentar as despesas.

Quem ainda mantém essa dinâmica, mesmo após o período de vacinação, pode adotar o hábito de desligar o computador quando não estiver utilizando para diminuir o desperdício de energia elétrica.

Os computadores mais modernos podem ser desligados e ligados mais de 40.000 vezes. Por isso, desative também a proteção de tela, pois isso não afetará a vida útil do seu computador.

3. Troque as lâmpadas por tipos mais eficientes

Quando falamos em desperdício de energia elétrica, as lâmpadas são itens que logo vem à cabeça, não é mesmo? E, acredite, essa troca faz a diferença no consumo.

Hoje, os tipos de lâmpadas mais eficientes são as lâmpadas de LED que consomem 75% menos eletricidade do que as lâmpadas incandescentes.

Outra vantagem do LED é que não existe mercúrio na sua estrutura e, por isso, a lâmpada dura cerca de 25 vezes mais que os tipos tradicionais. Vale lembrar que as lâmpadas incandescentes já não são comercializadas no Brasil desde 2017.

OBS: as lâmpadas fluorescentes também são eficientes para economizar. Sua vida útil varia entre 8.000 e 15.000 horas.

4. Desplugue eletrônicos da tomada

Continuando nas pequenas mudanças que evitam desperdício de energia elétrica, outra dica é desplugar os aparelhos eletrônicos da tomada.

Isso mesmo, os aparelhos em função stand-by são sugadores de eletricidade. Um exemplo desse desperdício de energia foi mensurado pelo Instituto Akatu: a energia gasta por duas TVs em stand-by 22 horas por dia durante um mês, é capaz de manter um aparelho de DVD funcionando por 2 horas todos os dias ao longo de seis meses.

Então, tudo que não estiver sendo usado pode ser retirado da tomada.

5. Programe o uso da máquina de lavar

Outra dica para evitar o desperdício de energia elétrica é programar o uso da máquina de lavar. Os modelos mais atuais, inclusive os que têm a função de secagem, são otimizados em relação ao gasto.

Porém, dependendo da frequência de uso, a quantidade de energia consumida será grande. Então, organize melhor as lavagens durante a semana para conseguir alcançar sua meta de economia.

Invista no abastecimento sustentável

Além de evitar o desperdício de energia elétrica, também é possível mudar o abastecimento da sua casa. Se você é atendido pela Cemig em Minas Gerais, pode economizar 16% na conta de luz usando fontes de energia limpa.

A plataforma digital da Esfera conecta os clientes a uma rede de pequenos produtores de energia limpa que abastecem a rede da Cemig. Assim, você pode consumir energia limpa e receber sua conta de luz com o desconto todo mês.

Como os produtores estão na mesma região dos clientes, o custo da energia é menor que o das fontes tradicionais. Faça a adesão para contratar energia Esfera e comece a economizar hoje mesmo.

Saiba tudo sobre o Mercado Livre de Energia