Novidades do setor de energia

Explicação sobre o que é usina termelétrica

Tudo sobre usina termelétrica: o que é, como funciona, vantagens e desvantagens

Conhecer o que é uma usina termelétrica, assim como qual a sua contribuição para a matriz elétrica brasileira, é importante para entender melhor como o sistema funciona e como o uso desse tipo de geração de energia impacta o bolso dos consumidores cativos.

Leia o artigo e confira todas as informações sobre o assunto.

O que é usina termelétrica?

As usinas termelétricas (UTE) produzem energia por meio da queima de combustíveis fósseis como petróleo, carvão mineral e gás natural, ou também pelo processo chamado de fissão, que envolve o uso de material radioativo.

A energia gerada é chamada de energia termelétrica, que é considerada não renovável, já que os recursos usados no processo são finitos. Porém, como existe uma demanda mundial por eles, constantemente acordos são feitos entre países para que todos garantam o seu abastecimento.

Hoje o Brasil é muito dependente das usinas hidrelétricas e termelétricas. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgados no segundo semestre de 2020, a matriz elétrica do país é formada pelas respectivas usinas em operação:

  • 58,97% usinas hidrelétricas
  • 25,53% usinas termelétricas
  • 9,14% usinas eólicas
  • 3,07% pequenas centrais hidrelétricas (PCHs)
  • 1,68% centrais geradoras fotovoltaicas
  • 1,14% usinas termonucleares
  • 0,46% centrais geradoras hidrelétricas
Dados sobre a matriz energética brasileira e a representação das usinas termelétricas nela

Fonte: ANEEL

A ANEEL também disponibiliza o Sistema de Informações de Geração da ANEEL (SIGA) para acompanhar os dados sobre a matriz elétrica brasileira em tempo real. Nele é possível ver a capacidade de geração do Brasil, a lista de usinas e agentes de geração, o resumo estadual e muito mais.

Aqui você confere um artigo completo sobre as usinas geradoras de energia elétrica no Brasil.

É importante entender qual é a composição da matriz elétrica brasileira, pois hoje as usinas termelétricas são acionadas quando as usinas hidrelétricas estão com reservatórios com níveis baixos. 

Ou seja, quando o volume de chuvas está abaixo do necessário, é preciso recorrer às usinas termelétricas para suprir o abastecimento da população. 

Porém, neste caso as bandeiras tarifárias ficam vermelhas (patamar 1 ou 2), pois a energia gerada nas termelétricas é mais cara do que nas hidrelétricas, já que combustíveis são usados no processo. Por conta disso, no Mercado Cativo o valor da conta de luz oscila mês a mês dentro de valores pré-determinados.

Entenda aqui qual o impacto dos níveis dos reservatórios no preço da energia.

Como é o funcionamento de uma usina termelétrica?

Por definição da ANEEL, usina termelétrica é uma “instalação de produção de energia elétrica a partir do aproveitamento da energia térmica obtida pela combustão de um combustível fóssil ou biomassa.”

Mas como funciona a usina termelétrica, exatamente? A geração de energia se dá por meio da queima de combustíveis fósseis, de modo que o calor do processo aquece a água em uma caldeira, a qual se transforma em um vapor com alta pressão que faz as pás das turbinas da usina girarem. 

Elas estão ligadas a geradores que têm um campo eletromagnético e, assim, a energia potencial é transformada em energia elétrica. Depois, a água é novamente resfriada em um condensador para que o ciclo recomece.

Vale destacar que também é possível gerar energia termelétrica por meio de outras fontes, como resíduos orgânicos e lixo, o que é uma substituição importante do petróleo, já que são recursos menos poluentes.

Quais as vantagens e desvantagens da usina termelétrica?

Vantagens:

  • Instalações podem ser feitas próximas às regiões de consumo
  • Construção mais rápida do que das hidrelétricas
  • Fonte de energia que atende regiões que não têm outras opções

Desvantagens:

  • Liberação de gases poluentes na atmosfera
  • Custo para geração de energia mais elevado
  • Dependência de recursos finitos

Veja os detalhes de cada um desses pontos a seguir, começando pelas vantagens.

Instalações podem ser feitas próximas às regiões de consumo

Diferentemente de outras fontes de energia, as usinas termelétricas podem ser construídas em regiões próximas às cidades, o que reduz os custos com linhas de transmissão, por exemplo.

Construção mais rápida do que das hidrelétricas

A construção de uma usina termelétrica tem um processo mais rápido do que de uma usina hidrelétrica, o que é importante quando há a necessidade de suprir uma demanda com mais agilidade.

Fonte de energia que atende regiões que não têm outras opções

Para os locais que não têm água suficiente para a construção de uma usina hidrelétrica ou não têm ventos fortes o suficiente para a instalação de uma usina eólica, por exemplo, as usinas termelétricas são uma alternativa.

Aqui explicamos quais são os tipos de geração de energia e suas respectivas fontes.

Agora vamos às desvantagens.

Liberação de gases poluentes na atmosfera

A queima de combustíveis fósseis libera muito CO2 na atmosfera, o que contribui para o aumento do efeito estufa e, por consequência, do aquecimento global também. Assim, a energia termelétrica é muito prejudicial para o meio ambiente.

Custo para geração de energia mais elevado

Por conta do uso de combustíveis fósseis no processo de geração de energia, o custo dela é mais elevado, o que tem impacto para os consumidores do Mercado Cativo por meio das bandeiras tarifárias, como citado anteriormente.

Dependência de recursos finitos

Os combustíveis fósseis são recursos finitos, por isso são mais caros. Além disso, globalmente é uma alta demanda por eles, de modo que é preciso pensar em fontes alternativas de energia para reduzir tal dependência.

Qual a maior usina termelétrica do Brasil?

Hoje a maior usina termelétrica do Brasil é a Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I, localizada no município Barra dos Coqueiros, em Sergipe. Ela foi inaugurada em agosto de 2020 e tem potência de 1,5 GW, de modo que poderá atender 15% de toda a demanda energética do Nordeste, o que equivale a 16 milhões de pessoas.

Segundo dados do SIGA, em segundo lugar aparece a Usina Termorio, que fica em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e tem potência de pouco mais de 1 GW (1.058 MW). Ela é seguida pela Usina de Santa Cruz, também localizada no Rio de Janeiro, na capital, com potência de 1 GW.

O que achou das informações sobre as usinas termelétricas? No Mercado Livre de Energia é possível contratar a energia gerada por elas direto com os fornecedores e obter melhores condições de negociação.

Se você ficou interessado e quer saber mais, a Esfera Energia é referência nacional em gestão energética no Mercado Livre de Energia. Atualmente atendemos mais de 130 grupos empresariais, gerenciamos mais de 320 ativos e estamos presentes em 20 estados.

Além disso, se sua empresa é uma geradora, a Esfera também está pronta para te apoiar na comercialização da sua energia elétrica pelo melhor preço e com segurança regulatória. Gerenciamos 6% de toda a energia produzida no Brasil, atendemos a 70 unidades geradoras e gerimos mais de 10 GW de potência.

Entre em contato conosco agora mesmo!

Saiba tudo sobre o Mercado Livre de Energia