Novidades do setor de energia

Hand,Holding,A,Light,Bulb,With,Coins,Stack.,Creative,Ideas

Entenda sobre a Redução Voluntária da Demanda (RVD) e saiba como render cashback para sua empresa

O país vem atravessando a pior seca dos últimos 91 anos causando impacto direto nos níveis de armazenamento dos reservatórios das principais usinas hidrelétricas do Brasil e reacendendo a discussão sobre um possível racionamento de energia elétrica.

Nesse sentido, o governo federal vem adotando medidas para estimular a redução de consumo com o objetivo de reduzir o risco de cortes de carga. 

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou a portaria  normativa nº 22/GG/MME que viabiliza a Redução Voluntária de Demanda de Energia Elétrica (RVD), prevendo o pagamento de compensação financeira às empresas participantes do Mercado Livre de Energia que se disponham a reduzir o consumo.

O que é Redução Voluntária da Demanda?

O Programa de Redução Voluntária da Demanda (RVD) tem como objetivo ajudar na redução do consumo de energia elétrica em meio à crise hídrica que afeta os reservatórios das usinas hidrelétricas. 

A portaria publicada estabelece diretrizes para que o setor industrial apresente ofertas de Redução Voluntária da Demanda de Energia (RVD), com o objetivo de atender ao Sistema Interligado Nacional (SIN). 

Ele prevê o pagamento de compensação financeira às empresas que se disponham a reduzir o consumo por períodos. 

Como funciona o RVD?

A empresa deve inicialmente se habilitar junto ao Operador Nacional do Sistema (ONS) e ofertar uma redução de consumo de no mínimo de 5 MW (megawatt) por um período de 4 ou 7 horas consecutivas dentro da grade horária definida pelo ONS.

Importante lembrar que 5 megawatts (MW) é a oferta mínima para cada hora de duração da oferta, com preço estabelecido em R$/MWh, dia da semana e identificação do submercado.

Quem pode participar do RVD?

O Programa de Redução Voluntária da Demanda é voltado apenas a grandes consumidores que façam parte do Mercado Livre de Energia, que devem estar adimplentes com as obrigações junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Qual a vantagem de aderir ao RVD?

A principal vantagem para os consumidores que têm condições de atender o volume mínimo de redução de consumo é a possibilidade de geração de receita adicional, além da economia na conta de energia decorrente da redução de consumo.

Embora o RVD traga a possibilidade de ganhos adicionais, há uma barreira de entrada para aqueles consumidores que não conseguem atingir o limite mínimo de redução de 5 MW por hora.

É possível participar do RVD sem ter o mínimo de redução?

Com o objetivo de viabilizar a participação desses consumidores, a Esfera lançou o Esfera Energy Back.

Com a habilitação junto ao ONS para atuar como um agregador de cargas, a Esfera poderá representar todos os consumidores que tenham interesse em participar do RVD independente do volume de redução ofertado. 

Com o Esfera Energy Back, a Esfera ficará responsável por todo o processo de habilitação junto ao ONS e a CCEE e também pelo contato  junto às distribuidoras de energia.

Qual o benefício de participar do Programa RVD com o Esfera Energy Back?

Ao aderir ao programa de RVD  através do Esfera Energy Back, além da geração de receita adicional, a sua redução pode valer até 5x mais. Ainda há a possibilidade de otimizar o fluxo  de caixa através da antecipação do pagamento do seu cashback, sem a necessidade de aguardar a liberação dos recursos através da CCEE.

Confira outros benefícios ao aderir ao Esfera Energy Back:

  • Até 5x a mais de cashback com a sua redução de energia.
  • Possibilitamos a soma de demandas necessárias para participar.
  • Sem burocracias! Nós cuidamos de tudo pra você.
  • Representamos os seus interesses junto aos órgãos reguladores.
  • Possibilidade de antecipação do pagamento do seu cashback.

Atualmente o RVD é a principal medida adotada pelo governo para estimular a redução de consumo das empresas e reduzir a pressão nos reservatórios das usinas hidrelétricas. Mas é também uma ótima oportunidade de redução de custos para os consumidores do Mercado Livre de Energia, neste momento em que vivemos  uma elevação nos preços da energia elétrica.

Quer saber mais sobre o Esfera Energy Back?

Convidamos Raphael Santana, Diretor de Gestão de Energia, para explicar tudo sobre a Redução Voluntária de Demanda de Energia Elétrica (RVD) e o Esfera Energy Back em um webinário exclusivo.

Será no dia 05/10, às 10h.

Inscreva-se aqui para participar.

Saiba tudo sobre o Mercado Livre de Energia