Novidades do setor de energia

ONS divulga Revisão Quadrimestral de Carga para o Planejamento Anual

Na última terça, 28/07, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) publicou a 2ª Revisão Quadrimestral de Carga para o Planejamento Anual do ciclo 2020

Na publicação foi mantido o cenário de carga com queda de 3% apresentado na última revisão extraordinária de maio. 

 

O principal motivo que justificou a decisão do ONS em manter o cenário anterior foi a dinâmica da expectativa do PIB, que chegou ao mínimo no final de abril e desde então apresenta leve recuperação. Além disso, um cenário de incertezas quanto à recuperação das atividades econômicas, que reflete no consumo de energia.

O ONS afirma que os resultados da projeção permanecem válidos e foram baseados pelas expectativas econômicas publicadas pelo Focus.

 

A recuperação em 2021 ainda pode ser baixa devido aos impactos negativos da crise em relação ao grau de confiança dos agentes. Nos anos seguintes a expectativa é de um ambiente econômico mais estável, com recuperação gradual do mercado de trabalho e da atividade econômica e retomada da confiança dos agentes para, assim, iniciar a retomada do consumo e novos investimentos em infraestrutura. 

A principal premissa econômica utilizada na projeção de carga considera um recuo de 5% do PIB em 2020, e aumentos nos anos seguintes de respectivamente 2,3%, 2,8%, 2,8% e 2,9%. Resultando em uma redução de 3% para a carga projetada em 2020, e acréscimos de 4,3%, 3,9%, 3,7% e 3,6% nos anos seguintes.

Não perca nenhum post

Cadastre-se e receba nossas notícias por e-mail