Novidades do setor de energia

Entenda o que é eficiência energética e quais são seus benefícios

O que é eficiência energética e por que é preciso se atentar a isso

Entender o que é eficiência energética é importante para identificar oportunidades de otimização de consumo para, assim, reduzir os gastos com a conta de luz e contribuir com o meio ambiente.

Segundo dados da Eletrobras, criadora do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), estima-se que até 2018 o programa tenha colaborado para a redução de demanda na ponta de 7,25 milhões de kW.

Esse é um número muito expressivo que evidencia como ações em prol da eficiência energética são fundamentais para garantir o pleno funcionamento de todo o sistema, bem como para reduzir os impactos ambientais.

A seguir explicaremos tudo o que você precisa saber a respeito do assunto, confira.

O que é eficiência energética e qual sua importância

A eficiência energética tem como objetivo otimizar o aproveitamento das fontes de energia para reduzir custos e colaborar com o meio ambiente. Isso significa realizar os mesmos processos utilizando menos recursos.

Para incentivar a criação de produtos mais eficientes energeticamente, a Eletrobras criou em 1985 o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), que tem como símbolo o Selo Procel.

Os produtos com os melhores níveis de eficiência energética são contemplados com esse selo, o que também estimula a criação de cada vez mais equipamentos que tenham esse fim.

Os produtos com os melhores níveis de eficiência energética são contemplados com esse selo, o que também estimula a criação de cada vez mais equipamentos que tenham esse fim.

Além disso, também existe o Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o qual tem como objetivo “é promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia.”

E mais: de acordo com a Lei nº 9.991/2000, as distribuidoras de energia têm a obrigação de destinar anualmente 0,4% de suas respectivas receitas operacionais líquidas em ações voltadas para o combate ao desperdício de energia. Esses recursos são destinados ao PEE. Já as concessionárias devem destinar 0,1% para as ações do Procel.

Todas essas informações mostram como o tema é relevante e merece a atenção da sociedade como um todo.

Diversas estratégias estão em curso com o objetivo de otimizar o consumo de energia para reduzir os custos com esse recurso e, principalmente, contribuir para a preservação do meio ambiente.

Mostraremos mais detalhes sobre isso a seguir.

Quais os benefícios da eficiência energética

Ao se dedicar a estratégias que tenham como foco a eficiência energética, o primeiro benefício que poderá ser notado é a redução considerável na conta de luz no final do mês.

Afinal, os insumos serão melhor aproveitados e, por consequência, haverá menor desperdício em diferentes etapas do processo produtivo. 

Isso nos leva ao segundo benefício que é a contribuição para o meio ambiente. Qualquer tipo de geração de energia tem um impacto ambiental, até mesmo as fontes renováveis.

Dessa forma, ao reduzir o desperdício, menos energia precisará ser gerada para realizar os processos.

Além disso, há um terceiro benefício que está relacionado ao aumento exponencial da demanda energética em todo o mundo.

A população mundial cresce exponencialmente a cada década — em 1960 éramos 3 bilhões e hoje já somos mais de 7 bilhões — de modo que ano a ano é preciso recorrer a novas opções de geração de energia e uso otimizado dos recursos para atender toda a população ao redor do globo. 

Dentre elas está a criação de fontes alternativas de energia e as PCHs, bem como ações que têm como objetivo o aumento da eficiência energética em lares e indústrias.

Todos esses benefícios mostram como o uso otimizado da energia é fundamental para reduzir custos e, principalmente, minimizar o impacto ambiental e contemplar todos os indivíduos no mundo que necessitam diariamente de energia.

Como melhorar a eficiência energética na empresa

Agora que você já sabe o que é eficiência energética, você deve estar interessado em alternativas sobre como economizar energia na empresa.

O primeiro passo é fazer um diagnóstico energético do local para identificar oportunidades para o melhor aproveitamento da energia. 

Aqui você confere um artigo completo sobre o que é o diagnóstico energético.

Com esse documento em mãos, será possível entender qual o padrão de consumo da empresa, quais são os focos de desperdício, bem como definir ações para que a eficiência energética seja alcançada. 

Dentre elas, a iluminação deve ser um dos pontos de atenção. Trocar as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e têm maior durabilidade, já é um grande avanço rumo a um consumo mais eficiente de energia.

Além disso, também é preciso fazer uma análise minuciosa de todos os equipamentos da empresa para identificar quais são aqueles operando com o potencial máximo e quais são os que causam desperdício. Se necessário, considere fazer trocas por aparelhos mais eficientes.

Inclusive, fazer a manutenção regular do maquinário é essencial para melhor aproveitar os recursos da empresa e evitar que gastos maiores ocorram caso algum equipamento quebre ou esteja desperdiçando muita energia. Não negligencie as revisões periódicas.

Outra ação importante a ser feita para melhorar a eficiência energética é propagar a conscientização dentro da empresa.

Afinal, são os colaboradores que estão todos os dias utilizando a energia para ligar luzes e operar máquinas, não é mesmo? 

Então, crie ações que mostrem que o uso consciente é importante não apenas para as finanças da empresa, mas principalmente para o meio ambiente.

Ofereça palestras sobre o assunto, cole adesivos pela empresa, espalhe banners pelo local, enfim, qualquer atitude é válida para criar uma mudança de hábito. 

Por fim, uma outra alternativa é considerar migrar para o Mercado Livre de Energia, no qual as empresas podem negociar preços, prazo, volume e forma de pagamento diretamente com os fornecedores.

Nesse mercado é possível alcançar até 35% de economia na conta de luz e aumentar a eficiência energética, já que a energia pode ser contratada de acordo com a demanda da empresa.

Inclusive, essa é uma das principais vantagens do Mercado Livre de Energia, já que os clientes podem adequar a contratação ao seu perfil de consumo.

Com a Esfera Energia você conta com todo o apoio para fazer a migração para o Mercado Livre de Energia com segurança, bem como tem o suporte necessário para alcançar a eficiência energética por meio de uma gestão inteligente da sua energia.

Ficou interessado? Fale agora mesmo com um de nossos consultores!

Saiba tudo sobre o Mercado Livre de Energia