Novidades do setor de energia

Entenda o que é diagnóstico energético e como fazer um

O que é diagnóstico energético e como ele é feito?

Entender o que é diagnóstico energético é simples: é o levantamento realizado com o objetivo de obter maior eficiência no uso da energia elétrica e, assim, reduzir custos e contribuir para a sustentabilidade.

O diagnóstico também pode ser considerado um relatório que documenta todas as informações referentes ao consumo de energia, assim como ações que precisam ser feitas para que a eficiência seja alcançada.

Para você entender melhor o assunto, aqui vamos explicar em detalhes o que é diagnóstico energético, como ele é realizado e quais são os principais benefícios desse levantamento.

Confira!

O que é diagnóstico energético

O diagnóstico energético pode ser definido como o processo ou estudo para identificar um padrão de consumo de uma empresa ou instalação e, assim, realizar ações que proporcionem um melhor aproveitamento da energia. 

O objetivo do diagnóstico é alcançar a eficiência energética. Além disso, com ele é possível gerenciar a energia com mais estratégia e ainda contribuir para a sustentabilidade. 

Isso porque o levantamento permite ter mais clareza sobre os hábitos de consumo do local em questão, bem como períodos de desperdício, custo da energia elétrica e desempenho dos sistemas.

Como o diagnóstico é realizado

Para a construção do diagnóstico energético é feita uma análise minuciosa da instalação para identificar falhas em alguma parte do processo e também oportunidades de melhorias. 

Em seguida, tudo deverá ser documentado no diagnóstico e, a partir disso, serão propostas ações que devem ser feitas para que o consumo de energia de fato se torne mais eficiente. 

No diagnóstico energético também é apresentado um levantamento de quais serão os recursos necessários para que esse objetivo seja atingido. Então, as prioridades deverão ser definidas para que se analise o que é possível fazer primeiro.

De modo geral, a análise pode ser feita em três frentes, as quais mostraremos a seguir.

Equipamentos da empresa

Considerando uma indústria, por exemplo, os equipamentos são responsáveis por grande parte da demanda energética, então eles devem ser uma prioridade a ser analisada. É preciso averiguar se todas as máquinas estão operando de modo 100% eficiente e quais causam desperdício.

Caso o diagnóstico identifique que há oportunidades de melhoria nesta etapa, pode-se considerar substituir equipamentos por modelos mais novos e que consomem menos energia ou pelo menos fazer rodízios de turnos até que seja possível realizar a troca.

Iluminação do local

Ledo engano considerar que apenas as lâmpadas fazem parte desta análise. Aqui é preciso identificar também interruptores, reatores e, inclusive, a arquitetura do local, afinal, todos esses aspectos têm um grande impacto no consumo de energia.

Algumas mudanças que podem ser implementadas após o diagnóstico é a substituição das lâmpadas antigas por LED, revisão de toda a fiação de energia e também maneiras para aproveitar melhor a luz natural do ambiente — por exemplo, criando janelas em paredes que não são estruturais.

Demanda vs. consumo energético

O diagnóstico energético é fundamental para entender em quais períodos acontecem os picos de gastos e identificar o que está causando esse excesso de consumo. 

Com essa informação em mãos, a empresa pode mitigar o desperdício ou realocar a fonte em questão para períodos em que a demanda é menor, o que significa que a tarifa energética é menor também. 

Além disso, esta etapa também permite reavaliar a energia contratada, caso seu custo esteja muito alto. 

Uma opção é fazer a migração para o Mercado Livre de Energia, no qual as empresas podem negociar preços, prazo, volume e forma de pagamento diretamente com os fornecedores.

Nesse mercado é possível alcançar até 35% de economia na conta de luz e aumentar a eficiência energética, já que a energia pode ser contratada de acordo com a demanda da empresa. 

Inclusive, essa é uma das principais vantagens do Mercado Livre de Energia, já que os clientes podem adequar a contratação ao seu perfil de consumo.

Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens do Mercado Livre de Energia aqui.

Quais são os benefícios do diagnóstico energético

Mais clareza sobre quais são os padrões de consumo da empresa

A conta de energia elétrica é uma das despesas que mais compromete o orçamento de um negócio, por isso é essencial conhecer quais são os padrões de consumo.

A partir disso será possível pensar em estratégias que proporcionem uma maior eficiência energética e trabalhar constantemente para que esse recurso seja economizado.

Maior eficiência energética

Esse também é um dos principais benefícios (e objetivos) do diagnóstico energético. Ao consumir energia com mais eficiência, os custos reduzem, evita-se o desperdício e o impacto no meio ambiente é positivo também.

Diminuição do desperdício

Empresas que não fazem um diagnóstico energético podem ter contas de luz com valores altos sem nem ao menos saberem o porquê.

Assim, ao realizar a análise de todos os equipamentos, da iluminação e da demanda, focos de desperdício serão identificados e ações poderão ser tomadas para diminuir quaisquer problemas.

Redução de custos

O estudo detalhado sobre cada aspecto energético de uma empresa ou instalação permitirá entender os padrões de consumo, obter maior eficiência e diminuir o desperdício, como acabamos de mostrar.

Por consequência, ao optar por solucionar os problemas sinalizados no diagnóstico, os custos sofrerão um grande impacto e o orçamento do negócio também.

Sustentabilidade

Agora que você já sabe o que é diagnóstico energético e quais são seus benefícios, você deve ter percebido que todos eles estão interligados, afinal, o objetivo dessa análise é um só: otimizar o consumo de energia. 

Nesse sentido, o Mercado Livre de Energia é uma solução a ser considerada, como citamos anteriormente. Afinal, com ele é possível escolher o fornecedor, contratar a demanda sob medida e ainda negociar os melhores preços. 

Faça o diagnóstico energético na sua empresa e veja como o seu negócio se beneficiará dessa alternativa.

Além disso, com a Esfera Energia você conta com todo o apoio legal e operacional para uma gestão inteligente da sua energia.

Conheça nossas soluções!

Saiba tudo sobre o Mercado Livre de Energia