Novidades do setor de energia

Entenda o que é o monitoramento de energia elétrica e como fazer

Como fazer o monitoramento de energia elétrica?

Se o monitoramento de energia elétrica ainda não é uma prática na sua empresa, aqui você irá entender por que é importante começar a fazê-lo o mais breve possível e quais são as vantagens dessa gestão para o seu negócio.

Nesse sentido, fazer uma gestão eficiente é fundamental para garantir que o recurso esteja sendo devidamente aproveitado e que o gasto corresponda ao que de fato é usado, sem desperdício.

Por isso, aqui vamos mostrar tudo o que você precisa saber a respeito do monitoramento de energia elétrica, sua importância e como começar a fazer na sua empresa.

O que é monitoramento de energia elétrica

O processo de monitoramento energético é realizado para entender detalhadamente o consumo de energia ao se analisar pontos que não são contemplados com a precisão necessária nas faturas tradicionais de energia.

Tais faturas também são importantes para para uma gestão eficiente, porém, o intervalo contemplado é de um mês inteiro e, assim, não é possível entender as nuances que acontecem hora a hora, minuto a minuto.

Por isso, ao adotar um sistema de monitoramento de energia elétrica, é possível identificar períodos em que há maior consumo, por exemplo, e elaborar estratégias para otimizar a gestão desse recurso.

Veja aqui o que é gestão de energia elétrica e como fazer com eficiência.

Por que é importante fazer o monitoramento de energia elétrica

O grande desafio para empresas que não têm um sistema de monitoramento de energia elétrica é que não dá para se ter muita clareza sobre quais são as ações do dia a dia que de fato fazem diferença para um melhor aproveitamento energético.

Por exemplo, em uma grande indústria, caso uma máquina seja desligada por 24h, como será possível entender qual foi o impacto em relação à redução de consumo se o único dado disponível será a conta no final do mês?

É justamente por isso que fazer um monitoramento de energia elétrica é tão importante, pois permite que as empresas tenham uma visão mais assertiva sobre o consumo ao longo das horas e não em apenas em um período tão extenso como um mês inteiro.

Fazendo uma gestão adequada do consumo energético, é possível identificar oportunidades estratégicas para reduzir custos e otimizar o uso da energia elétrica em qualquer empresa, de um escritório comercial a uma grande indústria.

Além disso, um sistema de monitoramento adequado permite adotar uma rotina de testes, como substituir equipamentos por modelos mais novos e que consomem menos energia, fazer rodízios de turnos e até mesmo disseminar uma cultura de economia de energia entre os funcionários.

Assim, basta acompanhar os dados hora a hora para identificar o que foi efetivo e o que não funcionou para continuar buscando soluções para economizar cada vez mais e evitar o desperdício de energia.

A relação entre o monitoramento de energia e sustentabilidade

Otimizar o consumo energético e, por consequência, reduzir o desperdício, está diretamente relacionado à preservação ambiental e à sustentabilidade. Mas como isso tudo está relacionado?

Para que qualquer equipamento funcione, uma parte da energia elétrica será aproveitada, enquanto outra invariavelmente acabará sendo desperdiçada no processo.

Assim, é preciso pensar em eficiência energética, ou seja, ações que podem ser tomadas para que esse recurso seja melhor aproveitado e o impacto ambiental seja cada vez menor.

Empresas sustentáveis hoje são referência no mercado e tornaram-se preferência para os consumidores, justamente porque existe uma preocupação global em preservar o meio ambiente por meio das mais diversas ações.

Assim, ao adotar um sistema de monitoramento de energia elétrica, se torna possível identificar o que está causando desperdício e, então, adotar soluções para reverter esse cenário.

Opções para otimizar o monitoramento de energia elétrica

As soluções oferecidas pelo mercado em relação a metodologias e sistemas de monitoramento de energia elétrica são inúmeras, mas aqui mostraremos algumas das mais conhecidas para você se inteirar sobre quais recursos estão à disposição.

Uma delas é a medição de entrada da distribuidora. Isso é possível porque as distribuidoras de energia são obrigadas a permitir acesso ao relógio de energia, no qual é colocado um dispositivo que coleta os dados e os envia para um software que mostrará as informações de consumo a cada 15 minutos, aproximadamente.

Esses dados são os mesmos usados pela distribuidora para formar a conta de luz, mas a diferença é que aqui as empresas têm acesso a uma análise mais específica sobre a demanda em curtos períodos de tempo.

Outra opção é a medição setorial, que permite analisar o consumo energético de forma mais individualizada e específica, ao invés de mensurar apenas a entrada de energia em si, como é o caso do sistema mencionado acima.

Tal medição é muito usada principalmente em locais em que diferentes empresas ocupam um mesmo lugar e é preciso que a medição do consumo seja individualizada, como é o caso de edifícios comerciais e shoppings, por exemplo.

Também é possível usar essa opção para acompanhar como a energia é utilizada em processos específicos dentro de uma produção e, assim, identificar quais são os equipamentos que demandam mais energia e podem ser melhor aproveitados para reduzir o consumo, por exemplo.

Como a Esfera Energia pode te ajudar a monitorar a energia elétrica

A energia elétrica é uma das principais despesas de uma empresa e pode ser que você esteja enfrentando o desafio de encontrar alternativas que ajudem a reduzir os gastos com esse recurso.

Por isso, você pode considerar migrar para o Mercado Livre de Energia. Nele é possível escolher os fornecedores de energia e optar por aquele que ofereça a melhor oferta para o seu negócio.

Ainda não conhece o Mercado Livre de Energia? Aqui explicamos tudo o que você precisa saber a respeito dele.

Caso você queira fazer a migração, você pode contar com o suporte da Esfera Energia, referência nacional em gestão de energia no Mercado Livre e que ajuda empresas a economizarem até 35% na conta de luz todos os meses.

Além disso, você também tem acesso ao hud, plataforma com todos os dados sobre consumo, performance energética, preço e insights do mercado, o qual permite fazer um monitoramento de energia elétrica com muito mais eficiência.

Conheça o hud, plataforma da Esfera Energia para monitoramento de energia elétrica

Ficou interessado? Com a Esfera Energia você tem acesso a soluções completas que te ajudarão a reduzir os custos com energia elétrica por meio de uma gestão inteligente.

Converse com um de nossos especialistas!

Saiba tudo sobre o Mercado Livre de Energia