Novidades do setor de energia

Entenda como o Mercado de Curto Prazo (MCP) funciona

O que é o Mercado de Curto Prazo (MCP) e como ele funciona

Entender o funcionamento do Mercado de Curto Prazo (MCP) é importante para fazer boas negociações e operar no Mercado Livre de Energia com mais segurança.

Por isso, aqui vamos explicar o que é o MCP, como ele funciona, qual sua importância e como identificar oportunidades estratégicas na compra, venda e troca de energia.

Confira!

O que é o Mercado de Curto Prazo (MCP)

O Mercado de Curto Prazo (MCP) é onde são contabilizadas as diferenças entre a energia contratada e o volume que realmente foi gerado ou consumido. O preço é determinado pelo Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), referência de valores no Mercado Livre de Energia.

Apesar de os contratos a longo prazo também serem negociados com base na expectativa do PLD, o valor não sofre tanta volatilidade porque há mais tempo para consumo, enquanto nas negociações no Mercado de Curto Prazo o preço oscila mais a depender das condições de suprimento do sistema.

Como funciona o Mercado de Curto Prazo

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) é a responsável pela contabilização e pela liquidação financeira no Mercado de Curto Prazo de energia. A entidade realiza o cálculo e a divulgação do PLD, o qual é usado como referência de valores nas operações de compra e venda de energia.

Entenda como a CCEE gere o Mercado Livre de Energia no Brasil.

Segundo a CCEE, o Mercado de Curto Prazo pode ser definido como “o segmento da CCEE onde são contabilizadas as diferenças entre os montantes de energia elétrica contratados pelos agentes e os montantes de geração e de consumo efetivamente verificados e atribuídos aos respectivos agentes.”

Vale destacar que a CCEE é responsável por gerir o mercado de energia elétrica de todo o Brasil, sendo ela que viabiliza as atividades de compra e venda de energia elétrica no país, por isso realiza a contabilização e a liquidação financeira no mercado de curto prazo.

Além disso, é a CCEE que faz o cálculo do PLD.

Como é feito do cálculo do PLD

O PLD é o valor de energia calculado em R$/MWh e serve para balizar os preços de todas as negociações, sendo definido de hora em hora pela CCEE para cada submercado nacional (Norte, Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste e Sul).

Assim, é possível dizer que o PLD serve para equilibrar os custos entre a oferta e a demanda de energia no país. Porém, seu preço é variável por conta de uma série de fatores, tais como: condições climáticas, volume de produção das hidrelétricas, demanda de energia pelos consumidores e custo de déficit, por exemplo.

Saiba mais sobre qual o impacto dos níveis dos reservatórios no preço da energia.

Importante! Desde janeiro de 2021, passou a ser válido o PLD horário, o que significa que agora são feitas publicações diárias com valores hora a hora para as 24 horas do dia seguinte.

Apesar da mudança, o PLD horário continua valendo para todos os agentes do Mercado Livre de Energia e permanece sendo utilizado para valorar a diferença entre a energia contratada e os montantes realmente gerados ou consumidos. O que mudou foi apenas a frequência da precificação.

Confira uma explicação detalhada no vídeo abaixo e veja como a mudança impacta o Mercado Livre de Energia:

Quer saber mais? Confira todas as informações no e-book gratuito!

Qual a importância do Mercado de Curto Prazo

O Mercado de Curto Prazo garante a liquidez das negociações, além de balancear todas as operações, de modo que não falte nem sobre energia para nenhum consumidor.

Além disso, em algumas vendas pode haver um spread positivo, quando o valor do PLD está mais alto do que o valor pago na contratação de energia. Ou seja, além de conseguir negociar o excedente com rapidez, a empresa ainda pode lucrar com a operação.

Claro que não necessariamente isso sempre irá acontecer, mas é uma possibilidade que merece atenção. É por isso que contar com uma empresa gestora pode te auxiliar a identificar oportunidades do MCP de energia.

Como identificar oportunidades no Mercado de Curto Prazo

É preciso estar atento ao mercado para identificar possíveis oportunidades de ganhos e também para reduzir os riscos de perdas ou exposições ao Mercado de Curto Prazo. Para isso, a melhor alternativa é contar com uma consultoria para te auxiliar nesse processo.

Veja qual a importância de uma consultoria no Mercado Livre de Energia.

Ao fazer uma análise correta das variações do mercado, dos preços e do momento de negociação, é possível obter lucros maiores com as chamadas operações estruturadas, operações “não comuns” de compra, venda ou troca de energia.

Assim, a tomada de decisão se torna mais segura com o apoio de especialistas e as oportunidades de ganho passam a ser maiores. Além disso, as empresas também podem economizar mais com os gastos com energia.

Ou seja, ter o suporte de uma boa gestora permite fazer análises com mais inteligência para maximizar os ganhos da sua empresa. Isso é possível porque uma consultoria conhece o perfil de consumo do cliente, tem clareza sobre todos os detalhes da sua contratação e quais são as variáveis que impactam as mudanças no preço da energia.

A Esfera Energia, por exemplo, é referência nacional em gestão energética no Mercado Livre de Energia. Atualmente atendemos mais de 130 grupos empresariais, gerenciamos 320 unidades consumidoras e estamos em 19 estados.

Além disso, oferecemos o suporte necessário para empresas que desejam migrar para Mercado Livre de Energia, auxiliando em todo o processo burocrático com assertividade e eficiência, tendo como foco os ganhos que serão gerados para nossos clientes.

Quer saber mais? Entre em contato conosco agora mesmo!

Saiba tudo sobre o Mercado Livre de Energia