Com um número cada vez maior de consumidores preocupados com suas contas de luz, muitos optam pela instalação de meios próprios para gerar energia em casa.
Assim, a Micro e Mini Geração Distribuída (MMGD) vem crescendo cada vez mais no Brasil, ao ponto que no mês de março o Sistema Interligado Nacional (SIN) atingiu a marca de 10 GW instalados de MMGD. Feito que demonstra o rápido crescimento da modalidade de geração quando lembramos que a pouco tempo, em junho de 2019, comemoramos a instalação de 1 GW de MMGD no país.
No Brasil, a fonte mais utilizada para a MMGD é a solar fotovoltaica, responsável por 99% da capacidade de geração das micro e mini usinas. Montante superior até mesmo aos 4,9 GW de capacidade instalada de usinas maiores.
Acompanhamento da Carga
Além disso, impulsionado pelas altas temperaturas do Sudeste e Sul, a carga diária registrada no dia 10 de março bateu mais um recorde no ano de 2022 ao atingir o patamar médio de 80.454 MWm. Pouco superior ao recorde anterior do dia 25 de janeiro, com 80.439 MWm.
Assim, a carga média semanal entre os dias 05 e 11 de março fechou 76.798 MWm, maior valor semanal em 2022 até então.

No total, o mês de março fecha com um consumo de energia médio em torno de 74,3 GWm, sendo cerca de 1,2 GWm projetado pelo Operador Nacional do Sistema para o mês.
Ainda assim, para o mês de abril o valor projetado mensal é de 71,4 GWm, valor mais baixo e justificado pela expectativa de início de redução da temperatura no país até o inverno.
Acompanhamento do PLD
Em março, o PLD fechou pelo segundo mês consecutivo no piso regulatório de R$55,70/MWh. Fator que é resultado de um início de ano muito bom das chuvas no sudeste.
E com o patamar baixo de preços, observamos uma redução da liquidez no mercado de energia para produtos até o mês de junho.
Acompanhamento dos Reservatórios
No mês de março, os reservatórios da região Sudeste/Centro-Oeste deram continuidade ao movimento de recuperação acentuada observado nos meses de janeiro e fevereiro. Fechando em quase 64% da capacidade máxima. Apresentando assim uma recuperação de 6% dentro do mês.
Apesar do bom desempenho, destacamos que as projeções dos próximos meses apontam para uma inversão da tendência de reservatórios, que devem voltar a cair já no mês de abril.

Sua empresa gasta mais de R$ 30 mil por mês com energia?
Venha para Esfera e economize até 35% desse valor.

Esse texto foi produzido por Leonardo Nogueira.
Formando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São Carlos, Leonardo ingressou no nosso time em 2020 e hoje atua como analista de mercado na equipe de Monitoramento Estratégico.