Novidades do setor de energia

Gerenciamento de energia elétrica

Entenda como funciona o Gerenciamento de Energia Elétrica para redução de custos

A busca pela eficiência no consumo de energia elétrica e pela redução de custos tem levado muitas empresas a se atentarem para a necessidade de colocar em prática o gerenciamento de energia elétrica.

Essa gestão permite às organizações monitorar indicadores de desempenho energético e identificar oportunidades para a economia. Os gestores passam a trabalhar com relatórios que oferecem, em tempo real, todas as informações necessárias para tomadas de decisões mais precisas.

Continue conosco para compreender como aplicar o gerenciamento de energia elétrica da melhor forma na sua empresa. A seguir, explicaremos como funcionam os sistemas de gestão de energia, a sua importância e como devem ser utilizados.

O que é o Gerenciamento de Energia Elétrica

O gerenciamento de energia elétrica é aplicado para que as empresas alcancem melhor desempenho energético, com a otimização de operações, redução de custos e do consumo de energia elétrica. Também tem como objetivo reduzir desperdícios e o impacto ambiental.

O padrão ideal de gestão de energia é definido pela norma ISO 50.001, que “estabelece os sistemas e processos necessários para melhorar o desempenho energético, incluindo a eficiência energética, uso e consumo”.

As empresas que seguem as diretrizes da ISO 50.001 se aproximam do objetivo de reduzir o consumo total de energia e, consequentemente, o seu custo. Para isso, essas organizações devem:

  • Implementar sistemas de gestão de energia elétrica;
  • Definir metas e objetivos a serem alcançados com a gestão de energia;
  • Coletar e utilizar dados para monitoramento dos hábitos de consumo de energia;
  • Mensurar resultados;
  • Reavaliar as metas e a eficiência das ações planejadas para alcançá-las;
  • Promover continuamente o gerenciamento de energia elétrica.
O monitoramento completo dos índices de consumo somente é possível graças ao uso de sistemas e softwares de gestão energética. 
 
Por meio da análise de dados e estatísticas e uso de inovações tecnológicas, houve nos últimos anos a evolução do monitoramento e controle do consumo de energia.
 
Entenda, a seguir, como funcionam os sistemas de gerenciamento de energia elétrica.

Como funcionam os Sistemas de Gerenciamento de Energia Elétrica

O monitoramento, o controle e a otimização do desempenho energético é possível com o uso dos Sistemas de Gestão de Energia (SGE). 

Esses sistemas podem ser segmentados de acordo com a área em que serão implementados, como sistemas de gerenciamento de energia industrial, predial ou residencial. 

Independentemente do local de instalação, os sistemas de gestão de energia têm a função de auxiliar os gestores a reduzir efetivamente o consumo e permitir o uso eficiente e energia, o que impactará na redução de custos.

Além dos sistemas de gerenciamento de energia elétrica, estão disponíveis no mercado softwares de gestão energética, que operam como centrais de dados para análises de hábitos e identificação de anomalias no consumo de energia elétrica. 

Com o uso deles, é possível verificar equipamentos ou locais em que há desperdício, assim como avaliar a melhoria da eficiência operacional.

Em geral, os sistemas de gestão de energia oferecem relatórios com informações para tomadas de decisões mais precisas e permitem avaliar o impacto de ações relacionadas à economia de energia. 

Para a contratação de sistemas ou softwares de gerenciamento de energia elétrica, é recomendável avaliar se as soluções entregam os dados e as funcionalidades necessárias e se permitem customização para atender às particularidades da empresa.

As melhores soluções geram notificações em situações de anomalia no consumo e contam com a consultoria de profissionais especializados em monitoramento e gestão de energia.

Importância do Gerenciamento de Energia Elétrica

A prática do gerenciamento de energia elétrica apresenta diversos impactos positivos para as empresas. Inicialmente, podemos pensar na redução de custos e melhor desempenho energético, mas as vantagens incluem ainda maior segurança no uso da energia elétrica.

As empresas passam a ter maior controle sobre o consumo de equipamentos e instalações e maior capacidade de identificar onde há desperdício de energia e oportunidades de economia.

A implementação de sistemas de gestão de energia visa ainda diminuir a emissão de gases poluentes, como dióxido de carbono (CO2). Consequentemente, as empresas podem se posicionar como organizações que implementam ações para a preservação ambiental.

Como fazer a gestão de energia elétrica

O gerenciamento de energia elétrica parte de uma análise prévia sobre os hábitos de consumo de energia e a identificação de oportunidades de economia. 

Neste momento, é preciso analisar medições anteriores, avaliar infraestrutura e coletar todos os dados que permitam um diagnóstico completo.

A partir de uma auditoria energética, será possível estabelecer metas a serem cumpridas com o sistema de gestão de energia e estruturar processos necessários para que os resultados sejam alcançados.

Na prática, o gerenciamento de energia elétrica monitora e rastreia os indicadores de desempenho energético, permitindo que os gestores meçam e acompanhem o progresso das ações que visam gerar diminuição de consumo e redução de gastos.

Os sistemas de gerenciamento de energia aumentam a produtividade dos profissionais responsáveis pela gestão, organizam e simplificam as atividades, indicando o caminho para alcançar a eficiência energética.

Para obter o melhor desempenho energético, utilize as soluções mais avançadas em comunicação e gestão de energia. 

Desenvolvido pela Esfera Energia, o hud é uma plataforma planejada para simplificar o acesso às informações referentes ao Mercado Livre de Energia.

Com os recursos mais modernos de tecnologia da informação e comunicação, o hud concentra num único lugar todos os processos e informações sobre sua atuação no Mercado Livre de Energia Elétrica. 

Em tempo real, sua empresa recebe relatórios de economia e eficiência energética, além de análises de especialistas de mercado e informações meteorológicas altamente detalhadas.

Para conhecer as melhores soluções em gestão de energia elétrica, fale com um especialista Esfera!

Saiba tudo sobre o Mercado Livre de Energia