Novidades do setor de energia

Entenda o que é energia verde, suas vantagens e como adquirir

O que é energia verde e como incentivar o consumo na sua empresa

Há uma tendência global em encontrar alternativas para reduzir a dependência por combustíveis fósseis para gerar energia elétrica. Nesse contexto está a energia verde, fontes de energia com baixo impacto ambiental.

Quer saber mais? Aqui vamos te mostrar tudo sobre energia verde e também como as empresas podem aumentar o consumo desse recurso.

Confira!

O que é a energia verde?

Energia verde é a energia que causa um baixo impacto ao meio ambiente, sendo gerada por meio de fontes renováveis, como a eólica e solar. Essas fontes de energia também são consideradas alternativas ao uso de combustíveis fósseis como petróleo, carvão mineral e gás natural.

Tais recursos são finitos e altamente poluentes, pois a queima libera muito CO2 na atmosfera, o que contribuiu para o aumento do efeito estufa e, por consequência, do aquecimento global também. Por isso, o incentivo às fontes de energia verde está ganhando cada vez mais força em todo o mundo.

Como funciona a energia verde?

Para que uma energia seja considerada verde é necessário que ela tenha pouco impacto ambiental não apenas no processo de geração da energia elétrica, mas também na construção das usinas. 

Por exemplo, as hidrelétricas são fontes renováveis de energia e não emitem poluentes no processo de geração de energia, porém a construção das barragens gera um grande impacto ambiental, podendo até mesmo alterar a fauna e flora do local de maneira irreversível. 

Assim, podemos dizer que os principais tipos de energia verde são: energia eólica, energia solar, energia maremotriz, energia geotérmica e energia de biomassa. 

Veja todos os detalhes a respeito das fontes dessas energias a seguir.

Quais são as fontes de energia verde?

  • Vento
  • Luz solar
  • Força das marés
  • Calor do centro da Terra
  • Biomassa

As fontes de energia verde são renováveis, o que significa que são inesgotáveis e estão sempre disponíveis para a sociedade, até mesmo nas áreas mais remotas. Além disso, elas também são fontes alternativas de energia, pois são opções em relação aos combustíveis fósseis.

Veja aqui quais são os tipos de geração de energia que existem, fontes e diferenças.

Confira a seguir os detalhes sobre cada uma dessas fontes de energia verde.

Vento

A força dos ventos é usada para gerar a energia eólica, a qual é obtida a partir da energia cinética do vento que movimenta as pás e ativa os aerogeradores (turbinas). Esse movimento gera energia mecânica, a qual é transformada em energia elétrica por meio da indução eletromagnética que ocorre em um gerador. 

Luz solar

A luz do sol, fonte inesgotável, permite a geração da energia solar por meio da captação dos raios solares por painéis fotovoltaicos ou por meio de um sistema heliotérmico, os quais podem tanto ser instalados em telhados quanto em áreas abertas. Por conta disso, é possível gerar tanto energia térmica quanto energia elétrica.

Força das marés

O movimento das marés possibilita a geração da energia maremotriz, também chamada de energia das marés. O processo se dá por meio da construção de barragens que captam a água nas altas da marés; quando a maré baixa, a água é devolvida para o mar e as turbinas são movimentadas, gerando assim energia elétrica.

Saiba mais sobre o que é energia maremotriz, como ela é gerada e onde existe no Brasil.

Calor do centro da Terra

É possível gerar energia geotérmica por meio do aproveitamento do calor do centro da Terra advindo do magma, uma formação rochosa que pode alcançar 6 mil ºC e que esquenta a água, a qual é utilizada para gerar a energia geotérmica.

Biomassa

A energia de biomassa é obtida por meio da queima de matérias orgânicas como o bagaço da cana-de-açúcar, lenha, resíduos agrícolas e até mesmo excrementos de animais. Esse processo permite a geração de energia térmica, energia elétrica e também a obtenção de produtos como etanol, carvão vegetal, biodiesel e biogás. 

É considerada uma energia verde pois o dióxido de carbono liberado na queima é reaproveitado pela própria vegetação para realizar fotossíntese.

Como incentivar o consumo de energia verde nas empresas?

O primeiro passo para ter uma maior presença de energia verde nas empresas é conscientizar a indústria a respeito da importância de optar por fontes que tenham um baixo impacto ambiental. 

Além disso, as grandes empresas, principalmente, também devem compreender que servem de exemplo para demais companhias, de modo que uma mudança de escolhas pode causar um efeito cascata positivo.

Outra alternativa é migrar para o Mercado Livre de Energia para ter mais facilidade para contratar energia verde diretamente dos fornecedores. Caso você não saiba, hoje o setor energético brasileiro está segmentado em dois “ambientes”:

  • Ambiente de Contratação Regulada (ACR): formado por consumidores cativos que têm acesso à energia com tarifas estabelecidas pelo governo e pagam mensalmente pelo serviço de distribuição e de geração de energia;
  • Ambiente de Contratação Livre (ACL): são os consumidores livres que negociam energia no Mercado Livre de Energia e podem encontrar preços melhores do que os normalmente disponíveis no ambiente regulado.

Saiba mais a respeito das diferenças entre ACR e ACL.

No ACL, os consumidores especiais podem adquirir energia de todas as fontes de energia verde citadas aqui, desde que tenham uma demanda mínima de 500 kW, uma das regras para migrar para o Mercado Livre de Energia.

Aqui explicamos quais são as regras do Mercado Livre de Energia que você precisa conhecer.

A grande vantagem é que no Mercado Livre de Energia as empresas podem negociar contratos diretamente com as empresas geradoras ou comercializadoras de energia elétrica, o que permite conseguir melhores preços e alcançar até 35% de redução na conta de luz.

Quer saber mais? Baixe nosso e-book gratuito com todas as informações a respeito do assunto.

Se você ficou interessado em negociar energia verde no Mercado Livre de Energia, o ideal é contar com uma consultoria especializada para apoiar sua empresa tanto na migração quanto durante as negociações, bem como para fazer a gestão da energia elétrica contratada.

A Esfera Energia, por exemplo, fornece o apoio necessário para que as empresas façam a migração com segurança e ainda garante as melhores condições possíveis na contratação de energia.

Além disso, somos referência nacional em gestão energética no Mercado Livre de Energia. Atualmente atendemos mais de 130 grupos empresariais, gerenciamos mais de 320 unidades consumidoras e estamos presentes em 20 estados.

Entre em contato conosco agora mesmo!

Saiba tudo sobre o Mercado Livre de Energia