Novidades do setor de energia

trator escavando terra para ilustrar a obtenção da energia de carvão mineral

Energia de carvão mineral: entenda o que é e como ela é utilizada no Brasil

No Brasil, a energia de carvão mineral é usada nas termelétricas, as quais são acionadas principalmente em períodos de crise hídrica, quando os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas estão baixos.

Mas o que é exatamente esse tipo de energia, como funciona o seu uso e quais as vantagens e desvantagens? 

Vamos explicar todos os detalhes ao longo deste artigo, continue lendo!

O que é a energia de carvão mineral?

A energia de carvão mineral é gerada por meio do combustível fóssil, o qual é uma fonte de energia não renovável, pois é um recurso finito e que pode se esgotar com o passar dos anos. Atualmente seu uso é menor, já que o petróleo e o gás natural são mais utilizados para gerar energia.

Porém, há um movimento mundial que visa substituir completamente as fontes não renováveis de energia por fontes alternativas de energia, como a energia eólica e a energia solar, também conhecidas como energia verde.

Leia mais: Energia renovável no Brasil: confira oportunidades, desafios e exemplos de empresa que utilizam

Como o carvão mineral gera energia?

O carvão mineral é usado para gerar energia nas usinas termelétricas. Ele é queimado e o calor aquece a água em uma caldeira, a qual se transforma em um vapor com alta pressão que faz as pás das turbinas da usina girarem. 

Essas pás são ligadas a geradores que têm um campo eletromagnético, de modo que a energia potencial é transformada em energia elétrica. Depois, a água é novamente resfriada em um condensador para que o ciclo recomece.

O processo é o mesmo para os demais combustíveis fósseis, como o petróleo e o gás natural. Como todos esses recursos são finitos e existe uma demanda mundial por eles, diversos acordos são feitos entre países para garantir que todos sejam contemplados.

Quais as vantagens e desvantagens do carvão mineral?

Vantagens:

  • Alta eficiência energética
  • Melhor custo-benefício
  • Disponibilidade mundial

Desvantagens:

  • Combustível fóssil altamente poluente
  • Fonte de energia não renovável
  • Matéria altamente inflamável

Vamos explicar os detalhes sobre as vantagens e desvantagens do carvão mineral a seguir, começando pelas vantagens.

Alta eficiência energética

Quando comparado ao carvão vegetal, por exemplo, o carvão mineral tem maior eficiência energética por conta da sua capacidade de produzir calor.

Melhor custo-benefício

Como fonte de energia, o carvão mineral tem um melhor custo-benefício se comparado às fontes alternativas de energia.

Veja aqui quais são os tipos de geração de energia que existem, suas fontes e diferenças.

Disponibilidade mundial

O recurso está disponível ao redor do mundo inteiro, o que torna sua utilização e extração mais viável.


Agora veja quais são as desvantagens do carvão mineral.

Combustível fóssil altamente poluente

O carvão mineral é um combustível fóssil muito poluente, tanto durante o processo de extração quanto na queima. Inclusive, a queima libera muito CO2 na atmosfera, o que contribui para o aumento do efeito estufa e, por consequência, do aquecimento global.

Fonte de energia não renovável

Como já explicamos anteriormente, o carvão mineral é uma fonte não renovável de energia, de modo que pode se esgotar com o passar dos anos. Por isso, existe uma necessidade crescente no mundo inteiro para reduzir o uso da energia de carvão mineral.

Matéria altamente inflamável

O carvão mineral é um combustível fóssil altamente inflamável, por isso é necessário seguir uma série de cuidados para armazená-lo e evitar explosões.

Como se produz o carvão mineral?

O carvão mineral é uma rocha sedimentar que existe na Terra há milhões de anos e é um recurso não renovável, o que significa que não é reposto na natureza.

Ele é formado em depósitos de origem vegetal por meio da decomposição de matéria orgânica sem oxigênio, como raízes, troncos, galhos e folhas de árvores. Com o tempo, os resíduos são compactados e as bactérias agem nele, assim como a pressão e o calor do local, e o carvão mineral é formado.

O recurso está disponível em todo o mundo, principalmente em regiões com baixa temperatura ou clima temperado.

Uso da energia de carvão mineral no Brasil

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgados no segundo semestre de 2020, as usinas termelétricas aparecem em segundo lugar na matriz elétrica do país, com 25,53% de participação, perdendo apenas para as usinas hidrelétricas, que correspondem a 58,97%

Dados sobre a matriz energética brasileira e a representação das usinas termelétricas nela

Fonte: ANEEL


Ou seja, os dados mostram como o país é altamente dependente das usinas hidrelétricas e termelétricas. Neste segundo caso há também a dependência aos combustíveis fósseis, incluindo o carvão mineral, já que a energia de carvão mineral é tão importante para a matriz elétrica do país.

Saiba mais sobre as usinas geradoras de energia elétrica no Brasil.

Ter clareza sobre a composição da matriz elétrica brasileira é importante principalmente porque as usinas termelétricas são acionadas quando as usinas hidrelétricas estão com reservatórios com níveis baixos. 

Ou seja, nos períodos de crise hídrica, quando o volume de chuvas está abaixo do necessário, é preciso recorrer às usinas termelétricas para suprir o abastecimento da população, aumentando o uso da energia de carvão mineral e demais combustíveis fósseis.

Porém, a bandeira vermelha é acionada quando isso acontece, pois a energia gerada nas termelétricas é mais cara do que nas hidrelétricas, já que combustíveis fósseis como o carvão mineral são usados no processo.

Por conta disso, no Mercado Cativo o valor da conta de luz oscila mês a mês dentro de valores pré-determinados.

Saiba mais sobre qual o impacto dos níveis dos reservatórios no preço da energia.

Ou seja, a energia de carvão mineral é mais cara considerando o cenário do mercado cativo. No Mercado Livre de Energia não ocorre a incidência das bandeiras tarifárias, pois nele é possível negociar e contratar a energia diretamente as geradoras ou comercializadoras de energia elétrica.

Quer saber mais? Temos um e-book gratuito com todas as informações que você precisa saber a respeito do Mercado Livre de Energia.

Se você ficou interessado, a Esfera Energia é referência nacional em gestão energética no Mercado Livre de Energia. Atualmente atendemos mais de 130 grupos empresariais, gerenciamos mais de 320 ativos e estamos presentes em 20 estados.

Conte com a Esfera para ter todo o apoio necessário para migrar para o Mercado Livre de Energia com segurança e também conseguir as melhores condições e preços possíveis na contratação de energia.

Fale com um especialista agora mesmo!

Saiba tudo sobre o Mercado Livre de Energia