Novidades do setor de energia

Veja a importância de contar com uma consultoria no Mercado Livre de Energia

Qual a importância de uma consultoria no Mercado Livre de Energia?

Empresas que desejam migrar para o Mercado Livre de Energia ou que já estejam nele devem contar com o suporte de uma consultoria especializada nesse segmento para garantir que todos os procedimentos sejam feitos com eficiência, segurança e de acordo com as obrigações legais.

Por isso, aqui vamos explicar o que é uma consultoria no Mercado Livre de Energia e qual a importância de contratar uma para fazer o processo de migração. Além disso, também mostraremos quem pode migrar e quais as vantagens de operar no Mercado Livre.

Confira!

O que é uma consultoria no Mercado Livre de Energia

Uma consultoria no Mercado Livre de Energia trabalha para atender às necessidades específicas dos clientes e oferece a eles as melhores opções disponíveis no mercado.

Além disso, também é seu papel apoiar as empresas nas negociações para que os melhores resultados em relação ao custo-benefício sejam atingidos.

Operar no ambiente livre pode ser um desafio para empresas que não estão acostumadas com esse modelo de gestão de energia, por isso é fundamental contar com o apoio de uma empresa especializada que possa oferecer auxílio em todas as etapas. 

Qual a importância de uma consultoria no Mercado Livre de Energia

A consultoria no Mercado Livre de Energia atua para auxiliar os clientes a gerenciarem com mais facilidade a energia contratada e também a otimizarem os custos com esse recurso

A empresa faz análises para que o menor valor possível seja alcançado de acordo com o perfil de consumo de cada consumidor e também para que as melhores oportunidades sejam aproveitadas durante as negociações.

Dessa forma, a importância de uma consultoria está no fato de que ela pode apoiar seus clientes durante a migração para que todo o processo seja feito de acordo com as normas vigentes, assim como propicia que as melhores condições possíveis sejam obtidas na contratação de energia.

Para operar no Mercado Livre de Energia e de fato alcançar reduções significativas na conta de luz, é preciso que estudos sejam feitos em relação à demanda, consumo e também horários em que mais energia é utilizada, o que pode ser feito por uma consultoria.

Aqui explicamos o que é demanda de energia elétrica e qual a diferença para consumo.

Ou seja, após a migração, uma consultoria pode propor quais são as melhores estratégias de contratação que de fato irão otimizar o consumo de energia e beneficiar os clientes.

Se você tem interesse em fazer a migração para o Mercado Livre de Energia, a seguir vamos responder algumas das principais dúvidas em relação a esse assunto.

Quem pode migrar para o Mercado Livre de Energia?

A migração para o Mercado Livre de Energia pode ser feita por consumidores com uma demanda de no mínimo 500 kW. Esse volume corresponde ao consumo de uma empresa — para fins de comparação, um transformador de rua comum que atende diversas residências tem uma capacidade de cerca de 75 kW.

Vamos explicar melhor os requisitos para fazer a migração. O primeiro deles é se tornar um agente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e se enquadrar em algumas das categorias abaixo:

  • Consumidor Livre: tem uma demanda mínima de 1.500 kW e pode escolher o fornecedor de energia elétrica por meio de livre negociação;
  • Consumidor Especial: tem uma demanda entre 500 kW e 1,5 MW, podendo adquirir energia de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) ou de fontes renováveis como  eólica, biomassa ou solar;
  • Comunhão: caso a empresa não tenha demanda suficiente para conseguir entrar no Mercado Livre, é possível fazer uma “comunhão” com outras unidades consumidoras para atingir o mínimo necessário de 500 kW. Porém, isso apenas é válido para consumidores com o mesmo CNPJ e alocados no mesmo submercado ou localizados em áreas que não são separadas por vias públicas.

Saiba mais sobre as diferenças entre consumidor livre e especial no Mercado Livre de Energia.

Importante destacar que esse segmento está em constante transformação e as regras podem mudar de tempos em tempos, por isso é tão importante contar com uma consultoria no Mercado Livre de Energia, principalmente para se preparar para as mudanças que estão por vir. 

Inclusive, está tramitando no Senado Federal um projeto de lei que propõe a abertura do Mercado Livre de Energia para todos os consumidores. Saiba mais sobre a proposta.

Quer saber mais sobre o Mercado Livre de Energia? Temos um ebook completo com todas as informações que você precisa conhecer a respeito do assunto. 

Por que migrar para o Mercado Livre de Energia?

No Mercado Livre de Energia os consumidores podem negociar preços, prazos, volume e forma de pagamento diretamente com os geradores ou comercializadores de energia elétrica no país, sem que haja a intermediação de um distribuidor. 

Dessa forma, os consumidores têm mais liberdade para escolher um fornecedor com tarifas mais atrativas do que as tradicionalmente reguladas pelo governo e também que atenda melhor às demandas específicas da empresa em questão.

Para se ter uma dimensão de como o Mercado Livre está crescendo, de acordo com levantamento CCEE, no último ano houve um crescimento de 22% no volume de consumidores que passaram do mercado cativo para o mercado livre.

Se você não sabe quem são os consumidores livres de energia, hoje o mercado de energia elétrica no Brasil é separado em dois “ambientes”:

  • Ambiente de Contratação Regulada (ACR): formado por consumidores cativos que têm acesso à energia com tarifas estabelecidas pelo governo e pagam mensalmente pelo serviço de distribuição e de geração de energia;
  • Ambiente de Contratação Livre (ACL): consumidores livres que negociam energia no Mercado Livre de Energia e podem encontrar preços melhores do que os normalmente disponíveis no ACR.

Empresas de qualquer segmento podem fazer parte do ACL, desde que tenham a demanda mínima de energia necessária para operar no Mercado Livre de Energia, já que não há nenhuma restrição nesse sentido.

Confira o potencial de crescimento do Mercado Livre de Energia.

Outra vantagem do Mercado Livre de Energia é poder contratar carga sob medida de acordo com as necessidades do negócio e, assim, ter uma melhor previsibilidade sobre quais serão os custos com essa despesa. 

Isso acontece porque contratos são fechados entre clientes e os geradores ou comercializadores. Dessa forma, os valores são válidos ao longo de todo o período de contratação.

Inclusive, por conta disso os consumidores livres também não sofrem com a incidência das bandeiras tarifárias.

Além disso, contando com o apoio de uma consultoria no Mercado Livre de Energia é possível garantir melhores condições na contratação de energia e alcançar uma redução de até 35% na conta de energia elétrica.

Isso é possível porque o Mercado Livre tem diversos fornecedores buscando cada vez mais clientes, então os preços são mais competitivos, o que beneficia as empresas que irão contratar a energia.

Como a Esfera Energia pode ajudar a sua empresa?

Agora que você já sabe como o Mercado Livre de Energia funciona, é importante escolher uma consultoria especializada para apoiar sua empresa em todos os processos, antes, durante e após a migração.

A Esfera Energia oferece o suporte necessário para empresas que desejam entrar no Mercado Livre de Energia e realiza todo o processo burocrático com assertividade e eficiência, tendo como foco os ganhos que serão gerados para seus clientes.

Além disso, a Esfera também tem soluções para otimizar a previsão de custos e a gestão da energia contratada, como o hud, e trabalha constantemente para adotar novas tecnologias que rentabilizem as operações das empresas. 

Além disso, a Esfera Energia também atua nas negociações para garantir as melhores condições possíveis na contratação de energia.

Ou seja, com a Esfera você faz a migração para o Mercado Livre de Energia com segurança, conta com o apoio necessário para o cumprimento das obrigações legais e tem especialistas disponíveis a todo momento para resolver qualquer questão sempre que você precisar. 

Atendemos a mais de 120 grupos empresariais, gerenciamos 300 unidades consumidoras e estamos em 19 estados. Então, quer conhecer mais sobre a Esfera Energia e descobrir como uma consultoria no Mercado Livre de Energia pode fazer toda a diferença para sua empresa reduzir custos com a essa despesa? 

Fale agora mesmo com nossos consultores!

Saiba tudo sobre o Mercado Livre de Energia